Quando os casos de contaminados pelo Covid-19 começaram a diminuir, as ordens de afrouxamento de distanciamento social iniciaram e diversos estabelecimentos comerciais e espaços públicos reabriram. Porém mesmo após um período de queda de transmissão, o Brasil vê novamente um crescimento de novos casos e os principais hospitais relatam aumento nas internações pela doença, tudo isso às vésperas do fim de ano. Para frear este aumento e uma possível segunda onda no país, ainda discutida por especialistas, governadores já se manifestaram sobre as medidas de isolamento. De forma prática, e enquanto as vacinas não chegam, o método mais eficaz de conter a propagação do Sars-Cov-2 é continuar mantendo o distanciamento social, utilizar máscaras e higienizar as mãos e objetos constantemente e, sobretudo, realizar testes de diagnóstico para identificar a contaminação.
O teste recomendado pelas autoridades médicas é o RT-PCR, ou PCR em tempo real, que possui assertividade de mais de 90% nos resultados e é considerado o método padrão ouro nos diagnósticos pela OMS (Organização Mundial da Saúde). A forma mais conhecida de coleta deste teste é via swab nasal, em que um longo cotonete é introduzido cerca de 15cm através da narina de uma pessoa, sendo desconfortável para o paciente e arriscado para os profissionais da saúde que realizam a coleta.
Mas desde maio, a empresa de biotecnologia de São Carlos (SP), DNA Consult, vem acompanhando os casos de perto e oferece um teste de autocoleta para diagnóstico, o #SalvaVidasCovid. Com o teste da DNA Consult, o paciente com suspeita realiza a coleta sozinho por meio da saliva com um kit que é enviado à domicílio pela empresa. Depois de realizar a coleta, a amostra poderá ficar armazenada por até três dias, mas após ser devolvida para o laboratório, os resultados são liberados em até 24 horas e informadas via e-mail ao paciente.
O método de RT-PCR é recomendado por especialistas para diagnosticar pessoas que estejam nos primeiros dias de sintomas do COVID-19 ou no caso de assintomáticos que tiveram contato com pessoas infectadas recentemente
“O PCR em Tempo Real é o único método recomendado pela OMS e ANVISA, devido sua robustez, que permite controles positivos e negativos com mais assertividade, análise de diferentes segmentos do material genético dos vírus e várias outras informações que permitem aos pesquisadores a mais completa segurança na emissão dos laudos. Os outros métodos são paleativos e precisam ser confirmados pelo PCR tempo real”, explica o Prof. Dr. Euclides Matheucci, Diretor Científico e co-fundador da DNA Consult.
Com a crescente demanda de testes, muitas empresas têm lançado métodos de diagnóstico que não tem tanta eficácia e podem até apresentar uma taxa alta de resultados falsos positivos ou falso negativos. Alguns testes caseiros de coleta da saliva foram lançados recentemente, mas somente a DNA Consult utiliza o método PCR em tempo real.
“No caso de uma empresa que deseja acelerar a retomada de suas atividades e testar em massa seus colaboradores, é preciso pensar e escolher de forma consciente os métodos utilizados. O mercado de saúde e farmacêutico têm oferecido cada vez mais opções alternativas e menos confiáveis por apresentarem falhas na pressa de vender. E um dos principais motivos destas falhas é a pressa em lançar um produto no mercado sem os devidos testes, a fim de aproveitar a alta demanda”, acrescenta o professor.
Para adquirir os testes para COVID-19 da DNA Consult, basta acessar o site da empresa e solicitar. Os kits de coleta individual são vendidos por R$ 240,00. Empresas que comprarem testes para mais de 10 funcionários podem negociar o valor.