Devido a pandemia, algumas atitudes precisaram ser tomadas, como a realização do teste de Covid-19.
Agora, estamos começando a receber as vacinas para prevenir a doença provocada pelo coronavírus.
Porém, por serem vacinas recentes, muitas dúvidas estão surgindo a respeito delas, sendo a principal delas: quais são os possíveis efeitos colaterais?
As vacinas COVID-19 são as primeiras a serem produzidas usando a plataforma de mRNA. Essas vacinas são altamente eficazes, mas também são "reatogênicas", o que significa que podem causar uma resposta imunológica perceptível.
Isso pode gerar um certo alvoroço entre as pessoas, já que muitas informações estão surgindo, inclusive informações falsas.
Por esse motivo, é importante compreender quais são os possíveis efeitos colaterais das vacinas da Covid-19.
Continue a leitura para saber mais sobre as vacinas!
As vacinas da Pfizer e Moderna contém ingredientes semelhantes, apenas embalados de maneira diferente.
Ambas opções usam RNA (mRNA), que é uma tecnologia mais recente que codifica uma parte do gene da proteína spike em SARs-CoV-2, também conhecido como novo coronavírus.
Esta é a parte do vírus responsável por sua estrutura única em forma de coroa. A vacina não injeta vírus vivos ou inativados em seu corpo, mas usa pedaços de material genético de SARs-CoV-2.
É assim que funciona: o mRNA dá às células instruções para desenvolver uma proteína semelhante à nova proteína spike do coronavírus.
Quando seu sistema imunológico reconhece essa nova proteína como um invasor estranho, ele desenvolve uma resposta imunológica para combater o que ela interpreta como uma infecção, e você desenvolve anticorpos específicos para SARs-CoV-2.
Seu corpo elimina a proteína e o mRNA, mas esses anticorpos permanecem para ajudar a protegê-lo de uma futura infecção por Covid-19. Vale dizer que o mRNA não altera o seu DNA, segundo especialistas.
As duas vacinas desenvolvidas são as primeiras desse tipo. Claro, existem outros componentes também, já que uma vacina precisa ter materiais para garantir que seja estável e possa realmente funcionar.
Os ingredientes da vacina Pfizer foram divulgados e inclui:
A Moderna também divulgou a lista de ingredientes da sua vacina:
Muitas vacinas contêm ingredientes como conservantes (para prevenir a contaminação), adjuvantes como sais de alumínio (para ajudar a aumentar a resposta do corpo à vacina) e estabilizadores como açúcar ou gelatina (para manter a vacina eficaz depois de fabricada).
É importante lembrar que você será informado sobre os efeitos colaterais antes de receber a primeira dose da vacina.
Cada vacina é ligeiramente diferente, mas, em geral, os especialistas dizem que você pode sentir os seguintes efeitos colaterais com qualquer uma das vacinas COVID-19:
Os sintomas acima são semelhantes ao que você esperaria com uma vacina contra a gripe, por exemplo. Além disso, segundo especialistas, os efeitos colaterais geralmente duram apenas um dia ou mais.
Eles não são sérios e preocupantes. Por exemplo, a vacina contra a gripe também pode causar dor no braço, inchaço no local da injeção, febre e outros efeitos colaterais quando o corpo começa a montar uma resposta imunológica.
Além do mais, dois profissionais de saúde no Reino Unido e dois dos Estados Unidos sofreram com alergia à vacina - tiveram reações alérgicas depois de receber a vacina Pfizer -, mas estão se recuperando.
Pessoas com histórico de reações alérgicas extremas tendem a ter um risco maior de reagir a algo novo.
Quando a aplicação começar no Brasil, se você tiver dúvidas, o ideal é que converse com seu médico, especialmente se você teve uma reação grave, como anafilaxia a qualquer componente da vacina.
É importante lembrar que isso é normal com vacinas e algumas pessoas até precisam evitar a contra a gripe devido a certas alergias .
Finalmente, como as vacinas COVID-19 são tão novas, os efeitos colaterais de longo prazo ainda não são totalmente compreendidos. Os fabricantes continuarão a reunir dados detalhados depois que uma vacina for lançada para o público em geral.
Obter a vacina tem vários benefícios. O principal? Podemos estabelecer com segurança a imunidade da população, para que em geral as pessoas possam ser protegidas do vírus se um limite de vacinação for atingido.
É uma tarefa difícil, pois os especialistas estimam que muitas pessoas precisam ser vacinadas para atingir esse nível de proteção especificamente para Covid-19.
Isso é especialmente importante para grupos vulneráveis e de alto risco, como idosos e imunocomprometidos.
Os especialistas também dizem que a vacinação ajudará a protegê-lo pessoalmente de contrair a doença ou de complicações graves do vírus, caso o contraia.
Esperamos que tenha gostado do conteúdo e que agora esteja mais claro para você quais são os possíveis efeitos colaterais das vacinas da Covid-19.