28/12/2020 às 14h30min - Atualizada em 28/12/2020 às 14h30min

Assembleia Legislativa aprova PEC que cria Polícia Penal em Goiás

Matéria é de autoria do Governo do Estado

A Redação

Catalão Online Oficial Publicidade 790x90

Reprodução
A Assembleia Legislativa aprovou, nesta segunda-feira (28/12), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que institui a Polícia Penal em Goiás. A matéria teve votação unânime entre os 34 deputados presentes na sessão. A autoria é do Governo do Estado, que afirma ter como objetivo o fortalececimento da gestão do sistema penitenciário estadual, assim como, intensificar o combate ao crime e adequar a Constituição do Estado à nova redação da Constituição Federal. 

A concretização da proposta não deve gerar impacto financeiro imediato aos cofres públicos estaduais. A PEC altera o artigo 121, da Constituição do Estado de Goiás, que acrescenta a Polícia Penal aos órgãos já constituídos da Segurança Pública – Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar. Com a aprovação da emenda, um novo projeto de lei, de iniciativa privativa de Ronaldo Caiado deve ser encaminhado à Assembleia para definir a organização e a estruturação da nova polícia.

 
A criação da polícia penal foi uma proposta discutida nos últimos anos dentro do Congresso Nacional. Promulgada em dezembro do ano passado, a emenda constitucional atribui aos servidores da carreira de agentes de segurança prisional a natureza policial do cargo e os direitos inerentes à carreira policial. Além do status de polícia, a matéria confere à categoria um reconhecimento pelos serviços prestados. “Essa mesma regra será respeitada no Estado de Goiás”, garante o governador. 

Link
Tags »
Comentários »
Catalão Online Oficial Publicidade 1200x300
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp